Clique nas imagens para ampliar
O isolamento térmico de laje é comum em lajes de cobertura, com o intuito de diminuir a entrada do calor no ambiente. As diferentes variações da manta de isolamento térmico para laje são, em geral, formadas por folhas de alumínio puro, que conseguem refletir 95% dos raios solares que recebe e emitir apenas 3% do calor próprio. A folha de alumínio puro pode estar em uma ou ambas as faces da manta, com tecido de ráfia, que confere grande resistência à tração, ou manta de espuma de polietileno, que, além de resistência à tração, proporciona isolamento térmico para a condução do calor através de sua espessura – que são de 3mm, 5mm, 10mm, 15mm e 20mm. Estas mantas são isolantes de desempenho superior.
Considera-se também como manta de isolamento térmico para laje as mantas impermeabilizantes autoadesivas de alumínio, que possuem além da folha de alumínio puro e do reforço, que pode ser tecido de ráfia ou um filme de poliéster ou polietileno, uma camada de adesivo, que garante a aderência da manta sobre a laje sendo, portanto, mais fácil de instalar.
SITUAÇÕES DE INSTALAÇÃO DA MANTA DE ISOLAMENTO TÉRMICO PARA LAJE
Deve-se separar os casos em que pode ser feito o isolamento por baixo da laje, como um forro, ou por cima da laje. Nesta situação, separando também por transitável – e sobre o isolamento será feito piso para o trânsito de pedestres ou veículos – e não transitável – identificando se existe ou não um telhado sobre a laje.
Por baixo da laje, a manta de isolamento térmico para laje com reforço de ráfia pode ser usada, fixada a uma subestrutura de perfil de madeira ou plástico, para garantir a câmara de ar para reflexão do calor. Se tiver dupla face de alumínio e mais ainda se tiver núcleo de espuma de polietileno melhor será o isolamento obtido.
Na situação da laje transitável, apenas a manta de isolamento térmico para laje com espuma de polietileno pode ser usada, com o cuidado de que o alumínio fique entre 2 camadas de espuma. Assim, a camada superior funciona como câmara de reflexão do calor, sendo neste caso necessário instalar primeiro uma manta com alumínio em apenas uma face, voltada para cima e, sobre ela, colocar uma camada de espuma sem alumínio, que recebe o contrapiso dimensionado para o tipo de tráfego que vai receber.
Esta solução também pode ser usada na laje não transitável, sendo o contrapiso apenas uma fixação para a manta e uma proteção contra o vento e os esforços do eventual tráfego de manutenção, ou pode-se usar como manta de isolamento térmico para laje uma manta impermeabilizante autoadesiva de alumínio puro, que, embora seja um pouco menos isolante, é de fácil aplicação.
Havendo telhado sobre a laje, a manta de isolamento térmico para laje pode ser colocada diretamente sobre a laje se for manta de espuma com uma face de alumínio ou sobre uma subestrutura de perfis de madeira ou plástico, caso seja a manta de espuma com duas faces ou tecido de ráfia. Pode ser também instalada por baixo do telhado, usando sua estrutura, ou por cima do telhado, usando manta impermeabilizante autoadesiva de alumínio puro.
SOLUÇÕES COMPLETAS EM MANTA DE ISOLAMENTO TÉRMICO
Sediada na cidade de São Paulo, a Solar Revestimentos fabrica, importa e distribui produtos inovadores com excelente relação de custo-benefício para seus clientes. Entre os produtos de seu portfólio estão isolantes térmicos, impermeabilizantes e proteções anticorrosivas, entre outros, com entrega para todo o mercado brasileiro.